Perfil Profissional

 

O PROFISSIONAL QUE TODAS AS EMPRESAS QUEREM CONTRATAR

Não se pode negar que o lado técnico é fundamental para conseguir qualquer emprego atualmente. É necessário investir em estudos e experiências. Dominar mais de uma língua e ter uma Pós-Graduação chegam a ser requisitos básicos para evoluir na carreira.

A demanda por conhecimento sempre irá crescer, pois conforme há um progresso na carreira – que é o objetivo comum –, é natural que mais conhecimentos sejam exigidos. Além da atualização que deve ser frequente e até mesmo o networking que os estudos podem facilitar.

Contudo, as empresas cada vez mais estão focando na personalidade e comportamento dos possíveis colaboradores. “Há algum tempo as empresas passaram a buscar um profissional que contemple os aspectos técnicos e comportamentais necessários para a boa adaptação ao cargo solicitado e à empresa, isso porque, historicamente, os profissionais são admitidos devido competências técnicas e demitidos devido perfil comportamental”, afirma Naiane Schmidt, consultora de Recursos Humanos da Universidade Positivo.

A maioria das demissões não acontece pelos resultados dos trabalhos, mas sim pelo comportamento do funcionário dentro da empresa com os colegas e também o relacionamento com os clientes. Já nas entrevistas de empregos o que são mais avaliados são os modos como os entrevistados encaram as diversas situações do cotidiano.

Ser um profissional proativo, ter humildade, saber trabalhar em grupo, saber se comunicar, ter compromisso com a empresa, pensar no todo, estar disposto a fazer hora extra e dar o sangue à organização são os diferenciais procurados pelo mercado de trabalho atual.

FUNCIONÁRIOS PROATIVOS

São aqueles que têm atitude, que realizam o trabalho antes mesmo de receberem ordem para isso, que se esforçam para resolver os problemas antes mesmo de o chefe tomar conhecimento sobre eles. São aqueles que se antecipam.

CAPACIDADE DE TRABALHAR EM EQUIPE

Proporciona um ambiente de trabalho saudável e positivo, além de dar mais motivação aos demais colaboradores. Por isso, as pessoas que têm habilidades de comunicação e de desenvolvimento de equipes se destacam no mercado de trabalho. A arte de ADMINISTRAR CONFLITOS, a procura pela INOVAÇÃO e a CONFIANÇA que os demais colegas depositam no colaborador demonstram a aptidão para trabalhar em grupo.

HUMILDADE

Uma das principais características desse funcionário que tem a competência para administrar positivamente as relações entre os colegas de trabalho é a HUMILDADE. Essa qualidade consiste no reconhecimento da incapacidade de executar determinada tarefa, para a qual é necessária a ajuda de outra pessoa. Isso não deve ser motivo de vergonha ou de menor desempenho, mas sim de coragem para admitir que outra pessoa, em alguma ocasião, pode ser melhor que você. E que você tem muito o que aprender, melhorar e valorizar os outros.

Logo, o compromisso com a empresa tem destaque no perfil profissional do colaborador. O cuidado com os interesses do chefe, colegas de trabalho, clientes, empresa em geral e de si o que caracteriza a pessoa comprometida a dar lucros para a organização em que trabalha. O sacrifício que o funcionário pratica para com a corporação se revela nos resultados obtidos e consequentemente incentiva os demais a agirem da mesma forma.

“Hoje, buscamos profissionais comprometidos com o negócio da empresa, colaboradores que sejam engajados com os objetivos institucionais e que foquem seus esforços para atingi-los. Também é necessário que tenham afinidade com os valores organizacionais, para que a relação de trabalho seja mais harmoniosa. A capacidade técnica e escolaridade são requisitos importantes para os profissionais, mas acreditamos que as atitudes é que fazem a diferença na carreira de uma pessoa”, explica Schmidt.

Essas virtudes demonstram o interesse do profissional em crescer na carreira. Muitas vezes, não são atitudes fáceis de serem realizadas no dia a dia, porém, para que o colaborador tenha destaque na empresa, esses atributos são necessários.